Warning: Illegal string offset 'style' in /misc/32/000/118/322/3/user/web/in-out-travel.com/libraries/joomla/application/module/helper.php on line 185

Warning: Illegal string offset 'style' in /misc/32/000/118/322/3/user/web/in-out-travel.com/libraries/joomla/application/module/helper.php on line 193
Ilha da Madeira - Geografia

GEOGRAFIA

A superfície total do arquipélago é de 796km2. 

 741Km2 formam a ilha principal, Madeira. O Porto Santo ocupa 41 km2. A restante superfície corresponde às Ilhas Desertas e às ilhas Selvagens, ilhas não povoadas.

O arquipélago encontra-se a 1000 km a sul de Lisboa e a 500 km a oeste de Casablanca (Marrocos). A ilha é de origem vulcânica.

alt

 

GEOGRAFIA FISICA

A ilha da Madeira é de origem vulcânica. O seu vulcanismo data da Era Terciária, foi muito prolongado. Actualmente encontra-se extinto e os diferentes agentes erosivos destruíram quase por completo as formas características dos aparelhos vulcânicos. O elemento básico da sua geologia é o basalto, sendo visível o calcário em varias zonas, como exemplo, os calcários coloridos de São Vicente.

As altitudes aumentam do litoral para o interior, culminando no Pico Ruivo, a 1861m (ponto mais elevado da ilha), a parte central da ilha é percorrida por uma cordilheira disposta no sentido Este-Oeste, a todo o cumprimento. Põe este motivo, esta apresenta apenas duas vertentes: a vertente norte e a vertente sul. O relevo é montanhoso, a vertente norte tem maior declive do que a vertente sul. Da sua configuração física se destacam: as arribas, fajãs, planícies, ribeiros, cavernas, cascatas e poços.